Início

sexta-feira, 3 de maio de 2013

FUNARTE prorroga prazo de Editais para artes visuais


Em virtude de dificuldades de acesso por problemas apresentados nos meios eletrônicos da instituição, o Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes – Funarte informa que as inscrições para os Editais do Prêmio de Arte Contemporânea 2013, que seriam encerradas nesta segunda (29/04), serão prorrogadas até o próximo dia 6 de maio.
Para a Sala Nordeste, espaço da Funarte em Recife, Pernambuco, o edital selecionará dois projetos de exposições.
Com investimento total de R$ R$ 132.600 mil reais,  o prêmio visa estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências em suas variadas modalidades de manifestação. Podem participar pessoas físicas e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das artes visuais.

Para concorrer ao prêmio, as iniciativas deverão atender às seguintes premissas: primar pela qualidade do projeto; planejamento e viabilidade prática; ações sócio-educativas que visem à democratização do acesso aos resultados finais do projeto, como por exemplo: debates, palestras, encontros, visitas, entre outras; qualificação dos profissionais envolvidos; estratégias de comunicação e divulgação; determinação do público-alvo , considerando a importância da renovação e qualificação de público para as artes visuais; e conformidade com os objetivos deste edital.
PANORAMA DA SALA NORDESTE
Inaugurada em dezembro de 2010, a Sala Nordeste é um espaço onde a nova produção das artes visuais do Brasil podem dialogar com o público e abraçar as mais variadas formas de difusão. Em seus dois anos de funcionamento, ela abrigou esposições fotográficas, pinturas, intervenções esculturais e em vídeo, ilustrações e grafite.
A gestão da sala é compartilhada entre três instituições: o Ministério da Cultura, através da Funarte Nordeste, o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). A iniciativa reflete o desejo de integração entre as entidades e suas diversas esferas de atuação: ao mesmo tempo que a as expressões locais são valorizadas, a presença do BNB e do MinC garantem uma circulação a nível regional e nacional das mostras presentes no espaço.
Localizada num perímetro urbano de grande atividade cultural e tecnológica, a Sala Nordeste reflete o encontro do passado histórico com o olhar adiante para o futuro. Em seu entorno estão museus, centros culturais com uma vasta programação e um dos maiores pólos de inovação e pesquisa do país, que dialogam intimamente com os diversos segmentos culturais através da economia criativa, como o Porto Digital e iniciativas como o Instituto Delta Zero.
Para os realizadores que desejam proporcionar um maior contato com seu público, a Sala Nordeste dispõe de um auditório com 60 lugares, integrado à Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura. O espaço é aberto à debates, reuniões, bate-papos, workshops e mostras audiovisuais.

ACESSE O EDITAL E A FICHA DE INSCRIÇÃO:

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: gnordeste@funarte.gov.br.

Nenhum comentário: