Início

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estátua de Sapho, Inverno e os Leões - por ALFREDO AMORIM

Estátua de Sapho – Única na America do Sul, fica na Praça J. J. Seabra em frente ao Palácio Paranaguá, foi arrematada em leilão pelo Prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva no seu primeiro governo 1924 – 1927. Em estilo neoclássico, entalhada em mármore de carrara no início do século XX é a única na América do Sul. Sapho foi uma poetisa grega, que nasceu na ilha de Lesbos e viveu grande parte de sua vida em Mitilene, entre os séculos VII e VI antes de Cristo. Esteve na Sicília exilada por razoes políticas, ou simplesmente por ter se casado.
Foi a primeira mulher registrada na história a lutar pelos direitos de igualdade entre homens e mulheres, numa Grécia cuja democracia só privilegiava os homens que se dedicavam ao pensar.


Foi casada com o riquíssimo Cercylas e teve uma filha chamada Cleis. Ao retornar a Lesbos parece ter se envolvido com outras mulheres no culto a Afrodite. Teria sido diretora de uma escola para moças, uma associação religiosa (Thiasos), dedicada ao culto das Musas, onde ensinava música e poesia. Comandou assembléia de mulheres que escreviam e entoavam versos. Chegou a conhecer, em vida, a fama e o reconhecimento por sua poesia, seus cantos nupciais e epigramas.
Sua poesia de conteúdo erótico foi censurada pelos copistas. No entanto, foi respeitada, apreciada e imitada. Platão chamou-a de “a décima musa”, representativa das artes liberais.
Fragmentos de sua obra influenciam até hoje a poesia moderna. Pablo Neruda, por exemplo, imitou-a ao escrever “Odes” que, em grego antigo, significa canto.
Morreu ao se atirar ao mar do alto do rochedo de Leucates, pelo amor não correspondido por um homem.

 

Estátua Inverno - também esculpida em mármore de carrara, em estilo neoclássico, no início do século XX. Representa a estação do inverno, foi trazida da Itália pelo Prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva em seu primeiro mandato, de 1924 a 1927. 



Leões - Também na administração de Mário Pessoa, em março de 1928, foram encomendados quatro leões, em posições diferentes, à Firma Tavolaro, de São Paulo, que os importou direto de Nápoles na Itália, foram colocados no parque de diversões da cidade para a diversão das crianças.  Dois destes leões sumiram.
 ______________________________________________________________________

 



Alfredo Amorim é ilheense nascido e criado nessas terras, membro do Instituro Histórico de Ilhéus e observador atento das ruas da cidade.