Início

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dança Coral - por Sôanne Marry


Uma prática que acontece a anos nos grandes espetáculos da Broadway, nos espetáculos da nossa diva Claudia Raia e nos famosos musicais produzidos por Miguel Falabela isso é dança coral.
            O Educador e coreógrafo Rudolf Laban o “pai do dança-teatro” foi um dos revolucionários do pensamento humano de sua época, com suas teorias e e criação de seu método ele conseguiu sintetizar a linguagem do movimento, contribuiu para uma nova visão em relação a expressão do corpo.

            Ele criou a Dança Coral, ou seja, quem canta dança. Laban reunia em locais comunitários, grande quantidade de pessoas empenhadas em realizar experiências com o movimento, as coreografias podem ser improvisadas ou pré-elaboradas com o objetivo de possibilitar a consciência de grupo e espírito de colaboração eliminando assim a possibilidade de competição.
            Na Dança Coral criada por Laban, embasa o que está acontecendo atualmente no Brasil, é possível se vê grupos de jovens e adultos que unem o canto e a dança de maneira bastante criativa a exemplo do Grupo Timbra de Curitiba e do Grupo Melodias da Bahia que participaram do concurso de corais do programa da Xuxa, a produção do programa teve a iniciativa louvável de promover o concurso com o intuito de divulgar essa modalidade da dança que para muitos parece nem existir. 
            A música é o grande instrumento de trabalho da dança, muitas vezes sem ela a dança perde o sentido, então porque não uni-las de forma criativa e usar esta junção para incentivar os jovens a arte. Com o rico arsenal de músicas populares brasileiras é possível trabalhar as vozes e criar movimentos expressivos e interpretativos para realizar apresentações inusitadas que despertem novas possibilidades da expressão artística a serem utilizadas por professores e arte-educadores para estimular a adesão dos jovens cada vez mais à arte.